top of page

História

Segundo a história Ícaro foi o primeiro homem a voar.

1809 - Sir George Cayley inventou um “planador” com asa e dispositivos direcionais, sem sucesso em voar

1891 - Otto Lilienthal considerado como “Pai do voo planado” foi o inventor do planador. Estudou e descobriu como os pássaros voavam e aplicou os conhecimentos na construção de uma superfície aerodinâmica que gerava sustentação.

 

A partir desta descoberta e a publicação de sua obra "Der Vogelflug" e de novos conhecimento de mecânica de fluídos, muitos foram os que começaram a desenvolver planadores e aviões.

O grande impulso para os planadores se deu durante as guerras mundiais, principalmente na Alemanha com a restrição da construção de aviões. Os planadores que estavam liberados, eram baratos de se produzir, e foram utilizados para treinar novos pilotos.

i

Como funciona um planador

Um planador funciona como um avião qualquer, todos são regidos pelas mesmas leis de aerodinâmica.

Um aeródino - é a designação genérica das aeronaves mais pesadas que o ar, dotadas ou não de meios próprios de propulsão,  cuja sustentação principal é obtida a partir de reações aerodinâmicas, dito isto um avião voa porque tem asas e não por causa do motor, pássaros não tem motor....

Por isto um planador, avião, pássaros necessitam de velocidade para que o ar passe pelas asas e gere sustenção. 

No caso de um planador a velocidade inicial pode ser dada por um avião que o reboca até uma altura, ou existem motoplanadores ( planador com um motor que é desligado após atingir uma determinada altura).

Abaixo o esquema vetorial mostra qual a resultante da dinâmica de voo de um planador e um avião.

din de voo.jpg

Num avião se acelerar o motor, ele sobe ou aumenta a velocidade, já o planador sempre está descendo, isto chamamos de razão de planeio.

raz plan.jpg

Razão de planeio é a relação de altura que o planador está e a distância que ele percorre a frente. Na figura acima o planador tem uma razão de 1 para 42, como o planador está a 1.000 m de altura vai percorrer 42 Km até pousar.

Os planadores atuais de alto rendimento estão com uma razão de 1:70

Um avião comercial quando os motores são desligados a razão de planeio está em torno de 1:17

Para um planador se manter voando por mais tempo ele se utiliza de correntes de ar quente que sobem.

As correntes de ar quente se formam quando o sol aquece o solo e este aquece o ar que está em contato. O ar aquecido é mais leve e por isto sobe, a medida que sobe a temperatura diminui e condensa a umidade, formando as nuvens.

Um grande indicador de corrente térmicas são os urubus.  Como o ar quente sobe, leva junto o cheiro de carniça, caso tenha o urubu sente e desce, senão ganha mais altura e vai para a próxima térmica.

Figura abaixo ilustra a explicação acima.

termica.jpg

Vídeo explicativo de como funciona um planador  https://www.facebook.com/aeroclub9dejulio/videos/2481420551971749/

bottom of page