"Se voar fosse a linguagem do homem, o voo a vela seria a poesia."

Voo Panorâmico

Você pode realizar um voo panorâmico, seja por simples curiosidade ao esporte, gosto ao voo à vela ou para apreciar as belas paisagens da região dos campos gerais e de Curitiba.

 

Dos esportes aeronáuticos é um dos mais baratos, já que utiliza combustível apenas para o reboque, pois para se manter no ar depende apenas das forças da natureza.

 

Segurança:

O planador é construído e voa como qualquer avião, somente que não possui motor. Para decolar é rebocado por um avião, e a uma determinada altitude solta o cabo de reboque . Durante o  voo livre se utiliza  das correntes de ar quente subindo (olhe como os urubus voam em círculos abaixo de nuvens e sobem), usamos os urubus como sinalizadores de térmicas ou correntes de ar quente para ficar mais tempo voando.

 

 

O voo

1º passo
Após a chegada ao aeródromo e o contato com o responsável pela operação diária, o interessado ao voo panorâmico deverá colocar seu nome na fila de espera. Sempre será obedecida a ordem de chegada no aeródromo. Aconselhamos a chegada por volta das 11:00h.

 

2º passo
Apresentar-se ao piloto quando chamado ao voo. Este irá conduzi-lo e prepará-lo para seu primeiro voo com a teoria e apoio necessário. O piloto senta-se no banco traseiro da aeronave e o passageiro à frente.

3º passo
Será dado início aos procedimentos de decolagem: Check de comandos e instrumentos, esticamento da corda de reboque entre avião e planador, confirmação de todos os procedimentos corretos por 3 pessoas, para então levantar a asa do planador para início da rolagem sobre a pista.

4º passo
O voo do planador é tranquilo, porém como o corpo humano não está acostumado àquele ambiente e sensações, o voo de reboque costuma ser a parte de voo mais agitada, já que voa-se seguindo o avião que possui características de voo diferente do planador.

5º passo
Desligamento do planador com a corda de reboque do avião. Será ouvido um pequeno barulho do "desligador" puxado ao painel. O planador fará uma suave curva à esquerda e o avião à direita.

6º passo
Sem barulho de motor e ações de comandos precisas, as sensações são maravilhosas no voo planado. Para se manter no voo planado o piloto deverá girar em colunas de ar quente invisíveis com suaves curvas. O pouso se dá como um de avião.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social

Aeroclube de Planadores de Balsa Nova
Fone:  41 9 9961 9150

aeroclubedebalsanova@gmail.com

Aeródromo Fazenda Thalia
SDUE / S25º 31´08"   W 049º 41´55"
Elev. 3346" - ASPH 1000m X 23m
FONIA: 133,575 MHz