"Se voar fosse a linguagem do homem, o voo a vela seria a poesia."
Voo Panorâmico
Você pode realizar um voo panorâmico, seja por simples curiosidade ao esporte, gosto ao voo à vela ou para apreciar as belas paisagens da região dos campos gerais e de Curitiba.
Idade mínima 15 anos, peso máximo 95 kg.
Dos esportes aeronáuticos é um dos mais baratos, já que utiliza combustível apenas para o reboque, pois para se manter no ar depende apenas das forças da natureza.
Segurança:
O planador é construído e voa como qualquer avião, somente que não possui motor. Para decolar é rebocado por um avião, e a uma determinada altitude solta o cabo de reboque . Durante o voo livre se utiliza das correntes de ar quente subindo (olhe como os urubus voam em círculos abaixo de nuvens e sobem), usamos os urubus como sinalizadores de térmicas ou correntes de ar quente para ficar mais tempo voando.
O voo
1º passo
Após a chegada ao aeródromo e o contato com o responsável pela operação diária, o interessado ao voo panorâmico deverá colocar seu nome na fila de espera. Sempre será obedecida a ordem de chegada no aeródromo. Aconselhamos a chegada por volta das 11:00h.
2º passo
Apresentar-se ao piloto quando chamado ao voo. Este irá conduzi-lo e prepará-lo para seu primeiro voo com a teoria e apoio necessário. O piloto senta-se no banco traseiro da aeronave e o passageiro à frente.
3º passo
Será dado início aos procedimentos de decolagem: Check de comandos e instrumentos, esticamento da corda de reboque entre avião e planador, confirmação de todos os procedimentos corretos por 3 pessoas, para então levantar a asa do planador para início da rolagem sobre a pista.
4º passo
O voo do planador é tranquilo, porém como o corpo humano não está acostumado àquele ambiente e sensações, o voo de reboque costuma ser a parte de voo mais agitada, já que voa-se seguindo o avião que possui características de voo diferente do planador.
5º passo
Desligamento do planador com a corda de reboque do avião. Será ouvido um pequeno barulho do "desligador" puxado ao painel. O planador fará uma suave curva à esquerda e o avião à direita.
6º passo
Sem barulho de motor e ações de comandos precisas, as sensações são maravilhosas no voo planado. Para se manter no voo planado o piloto deverá girar em colunas de ar quente invisíveis com suaves curvas. O pouso se dá como um de avião.